Plano Rigging
Desenvolvimento de Planos de Rigging visando um melhor dimensionamento de Máquinas, Guindastes, Guindautos e ferramentas para a realização de içamentos de cargas pesadas.
Buscando o aperfeiçoamento, segurança e a otimização de nossas operações desenvolvemos nosso próprio departamento de Rigging, com a contratação e treinamento de profissionais especializados, além do investimento em equipamentos para o desenvolvimento de Planos de Rigging visando um melhor dimensionamento de Máquinas, Guindastes, Guindautos e ferramentas para a realização de Içamentos de cargas pesadas.
O planejamento do serviço é essencial, pois além de possibilitar a seleção do equipamento mais adequado e da melhor estratégia de içamento, também fornece dados que informam com precisão o dimensionamento de máquinas, guindastes, guindautos e ferramentas para a realização dos Içamentos de cargas pesadas. Dessa forma é possível evitar imprevistos, retrabalho e estabelecendo parâmetros de segurança operacional.
Contamos com uma equipe de técnicos para realização de vistorias técnicas em todo território nacional, focados na redução de perdas e otimização de recursos na busca pela melhor forma de viabilização das operações de nossos Clientes.
- O que é o Plano de Rigging?
O Plano de Rigging é um estudo preliminar que é feito antes de todo serviço de movimentação de cargas.
Este estudo visa tornar a tarefa de movimentação de cargas mais segura e eficiente.
O Ministério do Trabalho, em sua norma regulamentadora NR-12 Anexo XII define que “[…] Consiste no planejamento formalizado de uma movimentação com guindaste móvel ou fixo”.
Neste plano as operações previstas são simuladas. Desta forma todos os possíveis fatores que poderão ocorrerão de fato durante um trabalho de içamento e movimentação de cargas são previstos e corrigidos evitando maiores danos nas operações tornando o procedimento mais seguro. - Qual a importância do Plano de Rigging?
Com o plano de movimentação de cargas definido é possível otimizar o tempo de trabalho do equipamento e os recursos que são aplicados, como por exemplo: Definir os guindastes ou gruas, e amarrações adequadas para a tarefa; Estudar os esforços exercidos pelo tipo de piso/solo onde o equipamento será posicionado; Analisar se existirá interferências aéreas devido às grandes alturas em que estes equipamentos podem alcançar; Prever interferências subterrâneas e mapear toda extensão do perímetro que se estenderá, além é claro de todos os equipamentos e mão de obra necessário para a realização da tarefa.
O resultado disto é apresentar a melhor solução para fazer determinado içamento de forma eficiente, reduzindo os custos e evitando completamente os possíveis acidentes e incidentes que poderiam ocorrer no processo.
- Quem pode elaborar o Plano de Rigging?
A NR-12 destaca no anexo XII o "Profissional de movimentação de carga" é responsável pela elaboração e planejamento do plano de movimentação de carga (Plano de Rigging). Já a ART é emitida pelos engenheiros e técnicos que possuam um CREA ativo.
A lei nº 6.496/1977 determina a obrigatoriedade da ART na prestação de serviços de engenharia.